top of page

09 de novembro de 2020

Amor e mística por trás dos muros

Pe. Miguel Ramon

As pessoas que visitam a ACOPAMEC pela primeira vez ficam impressionadas pelo tamanho do prédio que está escondido atrás do muro alto e estendido da instituição. As vezes perguntam quem foi o arquiteto que planejou tudo isso. É difícil acreditar que toda a construção cresceu aos poucos, parte por parte, e que não houve um projeto único. Tudo aconteceu na medida que conseguimos adquirir mais um pedaço de terra ou uma casa já construída. Por fim as diversas peças se encaixaram num harmonioso conjunto. Para quem olha com fé não é difícil descobrir quem foi o Arquiteto.

Mais importante, contudo, do que a impressionante construção é o conjunto de atividades e a diversidade de pessoas que deram e continuam dando vida à Acopamec. Durante trinta anos foram centenas de educadores e milhares de crianças e adolescentes que por aí passaram. Todos deram sua contribuição para atestar que aí realmente é a mão de Deus que está agindo. Como teríamos conseguido resultados tão positivos sem uma fé que anima e dá forças para vencer os obstáculos e as dificuldades, os momentos de desânimo e de tristeza?

Diante desses fatos é fácil reconhecer que o trabalho desenvolvido na Acopamec é fruto e testemunho de fé e muito amor. Não há como imaginar pessoas se empenhando com tanta dedicação se não houvesse no coração de cada educador e colaborador amor e uma fé muito forte. É a dimensão mística do compromisso com a transformação social. É desta fonte que bebemos para poder dar água de beber aos que encontramos no nosso caminho, sedentes de afeto, de compreensão, de valorização e de conhecimento.

Testemunhamos nossa fé pela nossa dedicação aos meninos e meninas, muitas vezes marcados por uma vida de sofrimento e de pouca valorização, e que procuram um apoio e um incentivo junto de nós. Somos portadores de uma Boa Nova para eles. Estamos evangelizando!!! Se enganam as pessoas que pensam que somos somente uma obra social. Sim, trabalhamos no social, mas em estrita relação com a mensagem do Evangelho. Já desde o início da Acopamec entendemos que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” e que “se a dimensão social não for devidamente explicitada, corre-se sempre o risco de desfigurar o sentido autêntico e integral da missão evangelizadora.” (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, n 1760).

Por isso também celebramos esta fé em vários momentos significativos. Em primeiro lugar para louvar a Deus que continue protegendo e iluminando todos que se tornam membros da família Acopamec. Agradecemos a Ele por tantos amigos e amigas de perto e de longe que apoiam moralmente e financeiramente a instituição. Rezamos também pelos colaboradores e benfeitores que já deixaram este mundo, mas que não podemos esquecer.

Nos reunimos também em momentos de oração, rezando uns pelos outros, nos deixando tocar pela graça de Deus, buscando forças para superar as dificuldades e as ansiedades na própria vida, nas nossas famílias e na vida dos nossos educandos. Faz bem colocar diante de Deus as nossas preocupações e as que outros nos trazem.

A obra de Deus continua. Por isso também temos que olhar para o futuro, implorando a bondosa misericórdia de Deus para que continue abençoando nossos projetos e todos os envolvidos neles, nos próximos anos. Não podemos deixar de pedir, especialmente neste tempo tão difícil da Pandemia do Coronavírus que afaste de nós e de todas as famílias esta doença tão traiçoeira e ameaçadora.

bottom of page