CASAS-LAR
Promovemos o acolhimento e a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
As Casas-lar tem como objetivo oferecer proteção integral a crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e apresentem risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir a função de cuidado.
Atualmente, são 5 casas-lar que já atenderam mais de 1.500 crianças em 30 anos.
Contamos com uma equipe técnica formada por 2 assistentes sociais, 2 psicólogas, 1 pedagoga, 1 coordenadora, 1 vice-coordenadora e 9 mães sociais.
Como acontece o acolhimento?
As crianças e adolescentes são encaminhados pelo Juizado ou Conselho Tutelar através da Central Reguladora de Vagas.
No primeiro momento, o acolhido é apresentado a equipe de trabalho e os outros acolhidos com quem irá passar a conviver.
Durante o período de acolhimento, o beneficiário passa por acompanhamento de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Atividades
Para garantir o desenvolvimento pessoal, os acolhidos são atendidos em diversas frentes: social, educacional e profissional
Promover a reintegração familiar ou preparação para integração em uma nova família, a partir do fortalecimento de vínculos
Ofertar atendimento psicossocial personalizado e individual
Encaminhar os acolhidos para atendimentos de saúde
Matricular na rede regular e especial de ensino, monitorar o desenvolvimento escolar e promover atividades pedagógicas
Proporcionar momentos culturais, de lazer, de recreação e de esporte, além da festa de aniversário
Inserir os beneficiários em programas de capacitação e preparação para o mercado de trabalho
Participar de audiências e acompanhar no Ministério Público, na Defensoria, no Juizado e outros órgãos
Conheça a história da Irmã Raffaela Corvino
Nasceu na Itália em 1941, onde se consagrou como membro Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Redentor. Sua história se cruzou com a nossa em 1992, quando foi enviada para o Brasil, dedicando 22 anos de trabalho a ACOPAMEC.
Como Coordenadora das Casas-Lar desde a fundação, foi responsável pela estruturação e acompanhamento dessa frente de atuação da instituição que é de extrema importância para a comunidade.
Além disso, contribuiu com outros projetos da ACOPAMEC, como a criação da comunidade São Tomé e o fortalecimento do Centro São Tomé, estimulou o trabalho da Creche Raio de Luz e acompanhou o Programa Conexão Vida.