24 de Julho de 2023
Para que Jesus veio ao mundo?
Pe. Miguel Ramon
Para pessoas que estão acostumadas a viver sua fé dentro de espaços distantes e isolados do que acontece no mundo real, provavelmente, esta pergunta tenha pouco sentido. Ele veio ao mundo para salvar a humanidade e isso já aconteceu. Pode se professar uma fé inabalável em Jesus Cristo glorioso no céu. Não faltam afirmações que colocam Jesus assim nas alturas como solução para tudo. Para elas, Jesus já deixou esta terra e dos altos céus controla tudo e resolve todos os problemas. Mas será que é isso mesmo que acontece? A notícia chocante do assassinato de uma criança de 10 anos, sentada na porta da casa, nos obriga a responder que não.
Um olhar mais realista nos confronta continuamente com todo tipo de violência, guerras como na Ucrânia e com a morte de centenas de pessoas que naufragam ao tentar atravessar o Mar Mediterrâneo. Milhares de crianças, jovens e adultos foram vítimas do Coronavírus. Continua o inaceitável abismo que separa pessoas que não sabem como gastar suas fortunas e multidões que não conseguem se alimentar com regularidade e qualidade. A vinda de Jesus ao mundo altera algo neste cenário?
Olhando para a passagem de Jesus na Palestina, fica evidente que também naquele tempo ele não acabou com todas as doenças, não curava a todos. Não combateu os exércitos Romanos e não restaurou o Reino de Israel. Decepcionou a muitos que esperavam que fosse ele o Messias vencedor. Sua morte vergonhosa na cruz foi vista como um fracasso total. Sua Ressurreição, contudo, atestou que sua vinda na terra tinha sido para revelar o Amor do seu Pai para com todos, especialmente os pobres, desprezados, pecadores e sofredores.
Toda a passagem de Jesus na terra demonstra que ele veio para indicar o caminho do Amor como verdadeira realização da vida humana. Ele deixou para seus discípulos seu próprio Espírito a fim de que tivessem a força e a coragem de seguir por este caminho, assumindo a mesma missão de ser testemunhas do Amor.
Com certeza, Jesus não veio para resolver todos os problemas, tampouco para criar espaços de culto e de promover novas práticas religiosas. Mais do que nunca são atuais as suas palavras: “Misericórdia quero e não sacrifícios”. (Mt 12,7) Ele veio para mostrar e se tornar ele mesmo um Caminho de Vida. Podemos percorrê-lo tendo um coração aberto a Deus e ao irmão. Jesus sempre está conosco nesta caminhada para que não desistamos de fazer o bem e consigamos obter a Vida em plenitude junto ao Pai.