top of page

09 de novembro de 2020

Uma história de fé!

Pe. Miguel Ramon

A fé está na origem e é a base de toda a atividade da Acopamec. É importante salientar aqui que a Pastoral do Menor foi uma das grandes inspirações para o trabalho com crianças e adolescentes, especialmente a partir da criação da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em 1988 e, depois se ampliando nos anos seguintes. A preocupação com os então chamados “menores” era muito grande em todo o Brasil no fim dos anos oitenta e no início dos anos noventa. Coincide com a promulgação, em 13 de julho de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outro baluarte em que a Acopamec se baseia. No mesmo contexto os Bispos do Brasil, nas diretrizes gerais dos anos 2008-2010 declaram explicitamente que o testemunho da fé pode assumir diversos aspectos, entre eles atitude de solidariedade e compromisso com os mais vulneráveis.

Entendemos fé não como um conjunto de doutrinas ou de práticas religiosas, mas sim como um ato de confiança Naquele que é o Autor da Vida e o Protetor de toda vida. É ao mesmo tempo expressão de confiança na sacralidade de cada vida e da potencialidade divina que existe em cada uma. Todos fomos criados à imagem do Criador. Ter fé em Deus, portanto, é ao mesmo tempo, ter fé em cada pessoa que é criatura sua, carregando em si inúmeras possibilidades de crescimento e realização. Não existe ninguém que não mereça ser valorizado e acolhido. Ninguém deve ficar à margem da sociedade, vítima de preconceitos, falta de oportunidades ou escassez de recursos financeiros.
Não há como entender a Acopamec sem fazer referência a Deus, que em Jesus se revelou como compassivo e misericordioso, preocupado com vida digna para todos, especialmente para os pobres, os fracos e os excluídos. Acreditar em Deus e em seu projeto de fraternidade e solidariedade, onde todos possam viver em harmonia e encontrar um caminho de felicidade, portanto, estimula a todos a se empenharem para que isso possa se tornar realidade.

Em todas as suas ações, a Acopamec procurou resplandecer a face de Deus que é Amor e que quer mostrar e fazer sentir seu amor, concretamente através do testemunho daqueles que acreditam Nele e colocam sua fé em prática. Não se trata, portanto, de uma fé abstrata, de práticas religiosas sem nexo com aquilo que se passa na vida real, mas sim de uma confiança inabalável num Deus que caminha ao lado do seu povo e se compadece com os que sofrem e são desrespeitados na sua dignidade humana e, portanto, no seu imensurável valor como filhos e filhas Dele, que merecem respeito e reverência.

No apelo de tantas crianças e jovens que ainda tinham poucas oportunidades de estudo e de formação, na preocupação das lideranças comunitárias e dos pais, ouvimos a voz do próprio Deus nos convidando a responder e a agir para transformar a situação penosa em que muitos se encontravam. Ficou claro para nós que fé sem obras é morta. Daí que embarcamos nesta aventura, com muita fé na presença de Deus, e nas pessoas que Ele mandou para tomar conta do projeto educativo da Acopamec, assim como em todos os educandos que por aqui passaram.

bottom of page