• ACOPAMEC

Encontro de formação dos Educadores Sociais


Encontro de formação dos Educadores Sociais

Com o objetivo de estudar, planejar, acompanhar e articular as atividades realizadas no contraturno escolar que no dia 5 de fevereiro aconteceu o Encontro de Formação dos Educadores Sociais. Os educadores tem uma importante missão de acompanhar o desenvolvimento, a formação educacional e cidadã das nossas crianças de 6 a 15 anos e que são acompanhadas pela Acopamec juntamente com suas famílias.


O encontro que foi realizado em dois turnos foi conduzido pela psicóloga Nevidalva Santos, com a assessoria da vice - presidente, Josélia Duarte.


Durante a programação muitas atividades foram realizadas, tendo sido a primeira delas o momento espiritualidade que alimenta a fé da entidade, um dos valores da instituição que tem princípios cristãos na sua identidade católica.

Após o momento orante a nossa pedagoga Sidiele Ferreira realizou uma palestra que teve como temática “Pedagogia de Projetos” e sua aplicabilidade. A mesma reforçou a importância da pedagogia de projetos que já fundamenta as atividades da entidade, contribuindo dessa forma com a eficácia e resultado dos nossos processos educacionais. Também contribuiu com o momento a assistente social, Elaine Gonçalves, que explicou com muita propriedade sobre o dia a dia do setor dos Educadores Sociais, a partir do funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). É através dos vínculos que estimulamos a troca de experiências e fortalecemos a participação das nossas famílias e comunidade, sempre referenciado ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.


Finalizando as apresentações a pedagoga e coordenadora do Setor de Arte e Cultura (SAC), Sofia Bento, falou sobre a potencialidade das atividades de arte e cultura que são realizadas no contraturno, sendo elas: dança, música, teatro, além das atividades educativas no espaço da biblioteca. Essas atividades vêm estimulando a prática artística como instrumento de formação, socialização, desenvolvimento físico, social e emocional das nossas crianças e adolescentes.


Os encontros com os educadores sociais terá uma periodicidade mensal, contando sempre com a presença de todos os educadores sociais visando o fortalecimento, união e integração de todas as atividades como um único setor da entidade.