top of page
  • Foto do escritorACOPAMEC

Formação da Campanha da Fraternidade 2021

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano comunga com muitos dos valores da Acopamec que traz para o centro da sua missão o compromisso de amor. Todos os anos a entidade tem como prática realizar o encontro de formação para refletir junto aos seus colaboradores não apenas o tema em questão, mas o próprio propósito de existência da Acopamec.


A luz do tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14 que, dessa vez além de contarmos com a assessoria do Padre Miguel Ramon, presidente da ACOPAMEC para detalhar o entendimento da campanha que contamos também com a presença da Reverenda Bianca Daébs, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e assessora para ecumenismo e diálogo inter-religioso da CESE.



Padre Miguel Ramon realiza abertura da formação da Campanha para colaboradores
Padre Miguel Ramon realiza abertura da formação da Campanha para colaboradores


A Reverenda Bianca iniciou sua fala iniciou sua fala refletindo sobre a importância do ecumenismo e das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, que são realizadas a cada 05 anos. Afirmou que as CFs, além de sempre dialogar com as questões sociais, buscam tratar de temas que emergem na sociedade e no mundo. Seguiu falando que a nossa força e união vai ser sempre inspirada em Jesus, no "como amar o próximo como a ti mesmo".


"O amor é o braço de Deus, o rosto de Deus diante das pessoas necessitadas. Todas as vezes que protestamos contra uma ação racista, que amparamos uma criança em situação de vulnerabilidade, uma mulher em situação de violência, que acolhemos nossos irmãos LGBTQI+ é um Deus amoroso que se manifesta diante de nós. O ecumenismo é um chamado geral de qual é o lugar que Jesus ocupa em nossos corações e como nós testemunhamos esse amor em ações concretas", disse Pr. Bianca.

Pastora Bianca da CESE reforça a importância da temática da campanha deste ano
Pastora Bianca da CESE reforça a importância da temática da campanha deste ano


Já padre Miguel Ramon trouxe muito fortemente em sua mensagem reflexões a luz do que o tema deste ano quer nos dizer e provocar, ressaltando, que será necessário muitas conversões fortalecidas no diálogo amoroso e no testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.


“Em nome da fé estamos presenciando absurdos, desamor, violências. Em nome da fé e dos valores cristãos podemos mobilizar o povo a ter armas? A fé pode ser argumento para exterminar pessoas? Que sociedade é essa que discrimina os vulneráveis, os LGBTQI+, que mata os afrodescendentes, os índios. Não é isso que a campanha nos desperta, não é isso que Jesus quer de nós. A campanha nos desperta para um compromisso de amor, de união, de respeito e de integrar pessoas e povos”, afirmou o padre.
Funcionária apresenta as reflexões sobre a temática
Funcionária apresenta as reflexões sobre a temática

A formação que iniciou às 9h se estendeu até o final da tarde, pois, no turno vespertino foi o momento dos colaboradores reunirem-se em diversos grupos para debaterem as pistas dadas pelos assessores em suas palestras. Como tarefa os colaboradores realizaram dinâmicas, debates e apresentações associando como a Acopamec, através das suas diversas atividades e atuação, reforça a prática de unidade, amor, acolhimento, cuidado, resgate, proteção e transformação junto aos seus atendidos e em consonância com a sua missão.



Apresentação dos trabalhos em grupo
Apresentação dos trabalhos em grupo

Apresentação das equipes de trabalho
Apresentação das equipes de trabalho



bottom of page