• ACOPAMEC

Progetto Agata Smeralda reflete resultados de cidadania, dignidade e transformação social

É com muita alegria que a ACOPAMEC louva a Deus e agradece pelos 30 anos do Progetto Agata Smeralda Onlus - Itália e que, em total sintonia com as atividades da Acopamec, tornou-se nosso parceiro com valiosas contribuições a nossa entidade.


O Progetto Agata Smeralda Onlus nessas três décadas de atuação no Brasil tem ajudado na realização e manutenção das nossas ações sociais, refletindo em importantes resultados de transformação de vidas das nossas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.


O projeto teve sua sede por mais de 15 anos em nossas instalações, no Centro Joao Paulo II Artesão da Paz, sendo local de acolhimento de vários irmãos italianos e italianas que aqui chegaram para nos visitar. Essa presença junto a nós resultou na doação de um terreno, onde posteriormente foi construída a nossa quadra poliesportiva. É nesta quadra que realizamos as diversas atividades com as crianças e adolescente na área de esportes e jogos lúdicos. Além dessa doação o Progetto Agata colaborou e colabora com a instituição com recursos para a montagem e funcionamento do Consultório Odontológico que funciona em nossas dependências atendendo as crianças, adolescentes e jovens apadrinhados e acompanhados pelo Agata.



Para Bruno Souza, um jovem de 29 anos formado em arquitetura, a Acopamec juntamente com o Progetto Agata Smeralda são os projetos responsáveis pelas oportunidades que ele vem alcançando em sua vida. “ Afirmo com toda certeza que a Acopamec e o Agata Smeralda são “ubutun” em minha vida. Sou o que sou e posso ser ainda mais graças as oportunidades desses projetos”, conta.



É muito importante ressaltar que todo o apoio oriundo dessa parceria nos permite focar nas famílias mais vulneráveis dos bairros da Mata Escura e Calabetão, e assim potencializar o desenvolvimento educacional e profissional dos adolescentes e jovens, proporcionando a esses a possibilidade de sonhar com novos horizontes e outras perspectivas para suas vidas, assim como aconteceu com o Bruno e tantos outros. Para além de agradecer ao projeto, nossa gratidão é imensurável a pessoa do professor Mauro Barsi, Presidente do Progetto Ágata Esmeralda. Este sempre nos visitou e acompanhou de perto com muito carinho e sensibilidade as dificuldades enfrentadas pela população mais necessitada e atendida pela nossa instituição. Em suas palavras sempre fez ecoar aos nossos ouvidos: coragem e sigam!



Não é apenas a entidade, mas, os(as) atendidos(as) por nós e apadrinhados pelo Agata reconhecem a importância do projeto em suas vidas. “Agradeço muito a Acopamec e ao Progetto Agata Smeralda por proporcionar minha formação enquanto pessoa e profissional, contribuindo com práticas no atendimento de crianças e adolescentes em um trabalho de tanto amor e transformação de vidas”, diz Sidiele Ferreira que foi acompanhada pelo projeto desde o seus 5 anos de idade, hoje é pedagoga e colaboradora da Acopamec. Reforçando o sentimento de gratidão ao Agata Smeralda,




Sheila dos Anjos, estudante do curso de pedagogia e também colaboradora da Acopamec conta que o Progetto Agata Smeralda é realizador de sonhos e que os sonhos dela, assim como o de muitas crianças e adolescentes tornam-se possíveis, por causa da parceria do projeto com a Acopamec.







"Sou muito grato ao Progetto Agata Smeralda por acreditar na proposta de apadrinhamento à distância de crianças, adolescentes e jovens pois, é através desse apadrinhamento que muitas vidas vêm sendo transformadas a exemplo da minha vida. Muitas famílias precisam que seus filhos estejam nesse espaço e nas atividades oferecidas pela ACOPAMEC, para ter a certeza que eles terão um futuro", confirma Daniel Nobre, colaborador da ACOPAMEC e empreendedor social.


Por fim destacamos que nesse momento difícil e grave da pandemia da COVID-19 entre tantas colaborações ao longo desses 30 anos, mais uma vez o projeto é presença sensível e solidária entre nós ajudando as nossas famílias vulneráveis com a doação de cestas básicas e materiais de higiene e limpeza.


Por tudo isso que com o coração cheio de alegria que a Acopamec parabeniza, agradece, reconhece e é grata pela presença e fraternidade do Progetto Agata Smeralda. Somos muito agradecidos pela esperança e compromisso com que o projeto assume as nossas crianças mais necessitadas e os nossos jovens tão machucados e vulneráveis proporcionando aos mesmos grandes transformações na sua dura realidade de vida.