• ACOPAMEC

RECICLASA

É o tempo de empreendermos ações proféticas e assumirmos o cuidado com a vida e também com a natureza, respeitando dessa forma toda criação de Deus. Honrando esse compromisso de cuidado com a criação que a ACOPAMEC é parceria do Programa RECICLASA, uma ação da nossa igreja gerida pela Ação Social Arquidiocesana – ASA visando minimizar os impactos ao meio ambiente, promover cidadania e cuidado com a casa comum.


Com a parceria, o programa disponibilizou uma bombona de 50 litros para que os colaborares contribuam, descartando o óleo de cozinha produzido em suas casas e no ambiente da ACOPAMEC nesse recipiente.


Para a nossa vice – presidente, Josélia Duarte, acolher o programa na Acopamec é muito maior do que um desejo, é um compromisso que precisamos ter com a natureza e com toda a criação de Deus. “A nós tudo foi dado com perfeição, precisamos fazer a nossa parte para manter, cuidar, preservar a natureza. O óleo despejado de forma incorreta em qualquer lugar polui, agride o meio ambiente e nós não podemos permitir isso”, reforça Josélia.


A equipe da ASA é responsável por mensalmente coletar as bombonas existentes nos espaços acordados, tendo o mesmo como destino a venda para uma empresa que transforma todo óleo em biodiesel. O valor arrecadado é repassado para a ASA para manter os projetos e pastorais sociais da nossa igreja.


O prejuízo do óleo de cozinha no meio ambiente

O óleo quando descartado de forma incorreta produz um impacto ambiental muito grande, representando o equivalente da carga poluidora de 40.000 habitantes por tonelada de óleo despejado em copos d’água. Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superfície de 100 m2, o que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese.


Portanto, o óleo quando não é destinado de forma correta é um grande vilão para a contaminação das águas dos rios, mares e solo, contribuindo com a ocorrência de enchentes e entupimento de pias e ralos das nossas residências.


O consumidor consciente pode evitar que isso aconteça reciclando o óleo para que ele seja utilizado em diversas finalidades, entre eles: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.


Seja consciente! Vamos juntos e juntas assim como a ACOPAMEC caminhar em defesa do meio ambiente.


Mais informações acompanhem as redes sociais do Reciclasa.