top of page
  • Foto do escritorACOPAMEC

Seminário Mulheres Negras em Movimento

A ACOPAMEC promoveu o Seminário "Mulheres Negras em Movimento" em parceria com as entidades Cese e Cáritas Brasileira Nordeste 3 e com o apoio do CAMA e Projeto ICA.


O objetivo do encontro foi dialogar com mulheres negras sobre temas como violência contra as mulheres negras, racismo e empoderamento coletivo.

O evento reuniu mais de 120 mulheres negras de todas as idades e de diversas comunidades, onde cada uma delas pode expressar suas vivências, compartilhar suas lutas cotidianas e, sobretudo, seus enfrentamentos para combater o racismo, preconceitos diversos e luta por direitos.

Para fortalecer o diálogo contamos com a participação da facilitadora Valdecir Nascimento, idealizadora do Instituto da Mulher Negra - Odara.

Valdecir trouxe riquezas de pistas de como combater preconceitos enraizados em nossa sociedade e, principalmente, evidenciou a força existente nas mulheres negras quando todas se juntam e fazem ecoar a sua voz, fazendo menção a uma fala da Angela Davis: “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

Além do bate papo a programação foi recheada com cinco oficinas: coral, mosaico, pintura em tecido, dança e fotografia. Para abrilhantar o evento contamos ainda com a participação do Coral Mulheres de Alagados e com o recital de poesia da poetisa Manduê com a poesia “Mulheres Negras são Rainhas”.

Click no link e confira os melhores momentos desse rico evento.





Comments


bottom of page